top of page

1. Vocês são cerimonialistas?

Não. É relativamente comum confundir o celebrante com o cerimonialista, mas são duas funções distintas.

 

2. Vocês também organizam a decoração, a recepção dos convidados, a entrada do cortejo, a banda etc?

Não, nossa função é conduzir a celebração. Nós vamos apenas nos adequar a este ambiente sonhado por vocês. Cabem aos profissionais de cerimonial (cerimonialistas) outras atividades relativas ao evento.

 

3. Mas o que faz um celebrante de casamento?

Celebra o casamento, a união, o amor dos noivos.

 

4. Mas vocês substituem o padre/pastor/juiz de paz?

Não, nenhum dos 3. Apenas realizamos a cerimônia, assim como estes (porém com um discurso personalizado para cada casal) não temos vínculos religiosos e nossas cerimônias não possuem efeitos civis.

 

5. O que vocês são?

Celebrantes sociais. Na verdade, nos nomeamos assim após escutarmos este termo de uma profissional do ramo que atua no Rio de Janeiro, e achamos apropriado, já que não somos magistrados nem temos títulos religiosos.  A partir de então nos intitulamos assim. Até porque é uma profissão ainda muito recente, outros termos, para descrever o mesmo trabalho, podem circular por aí.

 

6. Se não tem efeito civil, nem religioso, o que vocês fazem?

Bem, como já falamos, celebramos o amor, a união. O casamento é um momento único em que duas pessoas se unem porque têm um objetivo, porque têm uma história juntos. Queremos contar a sua história, queremos celebrar juntos com o casal, parentes e amigos os reais motivos de construir uma vida juntos, de casar.

 

7. Mas eu quero ter a benção divina e um documento que registre meu casamento!

Pense bem se é uma cerimônia personalizada o que você quer. Não temos a pretensão de mudar a mentalidade dos noivos tradicionais, que sonham em casar na igreja, sob a bênção de um oficial religioso. Nosso serviço destina-se àqueles que não querem uma cerimônia convencional, que querem algo mais pessoal e romântico e não se encaixam nas modalidades existentes. A estes, nós oferecemos uma cerimônia especial e intimista, mas com a responsabilidade e confiança de um serviço profissional. Quanto ao casamento civil, nada impede que ele seja feito no cartório de sua preferência e tenha a certidão de casamento. O que nós não queremos é apenas cumprir com formalidades sem dar o real significado a este momento.

 

8. Quero um casamento personalizado, mas também quero casar no civil, e aí?

Você pode fazer como a maioria dos noivos faz nos casamentos religiosos: casar no civil previamente. Registre sua união num cartório de sua preferência e realize a cerimônia conosco. Mas, pra gente, não importa se você é casado no civil ou não,  é uma escolha sua.

 

9. Se eu não tiver religião, posso fazer uma cerimônia social?

Sim. A cerimônia social terá a sua cara, compartilhará da sua essência. Sua cerimônia será personalizada de acordo com os seus valores pessoais e a sua visão do amor.

 

10. Sou religiosa, mas não quero realizar um casamento impessoal, como todos os outros discursos que só mudam o nome dos noivos.

Então você está no lugar certo. O Pra Sonhar surgiu para isso, para personalizar a sua cerimônia de casamento, podendo dar o toque religioso, de acordo com sua crença, se assim desejar. Ou não, pode ser uma cerimônia totalmente laica. Vocês decidem!

 

11. Somos de religiões diferentes, como podemos fazer um casamento que agrade aos dois?

A cerimônia social e personalizada pode ser a melhor opção. O discurso do seu casamento pode focar no ponto que os une, nas suas semelhanças e nos seus encontros. Podemos fazer uma cerimônia laica, ou se preferir, uma cerimônia ecumênica, que ressalte a religião dos dois sem impor nenhuma crença, nem ferir os valores do outro.  

 

12. Somos homossexuais e sonhamos com uma festa de casamento, é possível com a cerimônia social?

Super é possível! Nosso compromisso é com casal e com a história de amor que une este casal, nada mais!

 

13. Já fui casada no religioso e não posso casar de novo na igreja, posso realizar uma cerimônia social.

Claro que sim. A celebração social não faz nenhuma restrição quanto a isso.   

 

14. Deixa ver se eu entendi... a cerimônia personalizada é só um discurso?

Não só isso. Quando dizemos “não só isso”, queremos dizer o discurso faz parte disso. Nosso foco é a cerimônia completa, com a entrada do cortejo, o discurso, com os votos dos noivos, com homenagens, orações, rituais, música... como os noivos sonham. Sem regras, sem paradigmas.

 

15. Vou casar na Igreja, mas gostaria de um discurso delicado na minha recepção. É possível?

Sim, o Pra Sonhar pode estar na sua recepção e fazer uma pequena cerimônia de apresentação dos noivos e homenagens, ou seja, adaptamos a cerimônia personalizada a este momento. Geralmente, antes da primeira dança do casal.

 

16. O texto do discurso é enviado aos noivos para aprovação?

Não, o discurso é uma surpresa para os noivos. Nossa intenção é emocionar não só os convidados, mas principalmente o casal. O diferencial desta surpresa é que ela se baseia no jeito, na história e nas convicções do casal, ou seja, não haverá na cerimônia algo que não tenha a ver com os noivos ou que os deixe desconfortáveis.

 

17. Com quanto tempo de antecedência posso contratar a cerimônia personalizada?

No mínimo três meses. Caso queira garantir a data, pode nos procurar antes, quando começar a se planejar para o casamento. No entanto, as conversas com os noivos começam três meses antes da cerimônia.

 

18. Por que conversar com os noivos três meses antes do casamento?

Vamos conversar não só com os noivos, mas com as pessoas mais representativas para o casal. O processo de entrevistas faz parte do trabalho. Primeiro temos que conhecer em cada detalhe o casal para que possamos de fato contextualizar toda a sua história de amor no dia do casamento. Conversas ao vivo, por telefone, e-mail, WhatsApp... quantas vezes for necessário e como for melhor para os noivos.

 

19. Não me sinto à vontade para contar minha vida pessoal a um estranho, mas queria muito uma cerimônia personalizada.

Pense bem se é uma cerimônia personalizada que você quer na realidade. Se sim e o seu problema é só timidez não se preocupe, não temos a intenção de constrangê-la(o). Você só vai nos contar o que tiver vontade de compartilhar. Intermediamos os noivos aos convidados de uma forma romântica e poética, mas não temos a intenção de violar a sua intimidade. Apenas compartilhar a história que você quer compartilhar. Sabemos que sonhos, amor e confiança são elementos fundamentais neste momento e queremos que tudo saia perfeito. E, é claro, se você quer nos contratar é porque confia na gente, certo?

 

20. Qual o tempo mínimo e máximo da cerimônia?

Para uma “apresentação dos noivos” (ver sobre isso na resposta da pergunta 15), o ideal é uma cerimônia de 10 a 15 minutos. Caso tenha homenagens, ela pode durar entre 20 a 30 minutos. Para a cerimônia principal cabe aos noivos decidirem o que querem para o momento. Aconselhamos uma celebração em torno de 40 minutos.

 

 

Perguntas Frequentes

bottom of page